Daila Ojeda

Pablo em uma sessão com Daila Ojeda, na Espanha

Lesionar menos

A biomecânica funcional é um método desenvolvido especialmente para a escalada e tem como objetivo minimizar o máximo possível as lesões decorrentes do esporte, aumentando o desempenho esportivo no longo prazo. O método inclui tratamentos e, mais importante, treinamentos preventivos.

Na escalada, a quase totalidade das lesões é decorrente de um efeito cumulativo ao longo do tempo, e a vantagem é que esse tipo de lesão pode ser quase totalmente prevenida.

A famosa ruptura de uma polia do dedo, por exemplo, é causada em parte pelo desequilíbrio muscular ou pela debilidade da estrutura corporal em relação à força, fatores que podem ser corrigidos através de treinamentos preventivos.

James Pearson e Pablo Scorza

Pablo Scorza atendendo James Pearson nas Filipinas

Escalar melhor

Além de reduzir a incidência de lesões, o que evita pausas forçadas na evolução da escalada, o treinamento preventivo da Biomecânica Funcional tem efeito direto sobre a performance através da melhoria da harmonia muscular, do equilíbrio, da flexibilidade e do auto-consciência corporal.

O curso de Biomecânica Funcional

O curso trata principalmente do que fazer em um dia de escalada para evitar lesões e se recuperar melhor e mais rápido. Os escaladores aprendem exercícios para preparar a estrutura profunda do corpo antes de escalar e para compensar e re-equilibrar a musculatura ao final do dia. Aprendem também como prevenir lesões durante a prática, entendendo mais sobre o impacto da escalada em seus corpos.

Fundamentos

A Biomecância Funcional se baseia em conceitos da fisioterapia, da fisiologia do exercício, da biomecânica e da osteopatia.

O método foi desenvolvido pelo fisioterapeuta e escalador Pablo Scorza em 2000, e tem sido constantemente desenvolvido pelo contato com escaladores brasileiros e internacionais, entre eles Dani Andrada, Edú Marin e Robyn Ebersfield, que aplicam a Biomecânica Funcional em suas rotinas de treinamento.

Dani Andrada

Pablo em uma sessão com Dani Andrada, na Espanha

Atualmente, Pablo Scorza divide seu tempo entre Rodellar, na Espanha, e a Turquia, onde atende escaladores do mundo todo. Saiba mais sobre o trabalho dele aqui (em espanhol) ou assista este vídeo (em inglês).

Pablo Scorza

Pablo Scorza escalando na Espanha

Informações Gerais

Quando: 1º Turma: Sábado, dia 28 de Fevereiro, das 14:00 às 19:00. 2º Turma, se houver: Domingo, dia 1º de Março, das 08:00 às 13:00
Vagas: Máximo de 10 em cada turma, mínimo de 7 alunos
Duração: 5 horas
Material: O ideal é que cada aluno traga sua própria bola de pilates. A UBT fornecerá uma para cada 2 alunos
A quem se destina: Escaladores e Fisoterapeutas interessados em escalada.
Investimento: R$ 225 para alunos UBT e R$ 250 para não-alunos. Depósito na conta ou pagamento em cheque ou dinheiro diretamente na academia. A vaga só será garantida depois do pagamento.

Banco do Brasil
Agência 3475-4
Conta Corrente 29957-X
CNPJ: 15.138.657/0001-97
BLOC EMPREENDIMENTOS ESPORTIVOS LTDA

Dúvidas e informações no email: contato@ubtescalada.com.br